quarta-feira, 3 de junho de 2015

Tango com Carlos Peruzzo - Baila Costão







Peruzzo vai ministrar aulas de Tango de Salão, também conhecido como Tango Social. "Indicada tanto para iniciantes absolutos quanto para iniciados ou intermediários. Vamos trabalhar movimentos básicos do Tango para o Baile Social, improviso, abraço, conexão, condução, postura essencial do Cavalheiro e a Dama no Tango.



  Carlos Peruzzo - Professor de Tango


Professor de Tango e Dança de Salão há 19 anos, Carlos Peruzzo é uruguaio, nascido num dos berços do Tango, a cidade de Montevidéu, Uruguai. Começou a sua carreira artística em Montevidéu, em 1990, realizando apresentações de Tango em várias cidades do país.  Formado em Engenharia Civil no Uruguai, veio a Florianópolis em 1995 para realizar Mestrado em Engenharia Civil na UFSC.
Aqui conheceu o renomado Centro de Dança Edson Nunes, primeira escola de dança de salão de Florianópolis, onde eram ensinados vários ritmos de dança de salão mas não o Tango. Ainda não havia aulas de tango em Florianópolis.

Em 1996, por convite do Edson Nunes, abriu a primeira turma de Tango em Florianópolis.
Desde então tem ministrado aulas de Tango e Dança de Salão em diversas escolas de Florianópolis e São José: Centro de Dança Luis e Laura, Centro de Dança Laura Flores, Centro de Dança Passo a Passo, Ateliê da Dança, Tablado Isabel Soares, entre outras. Tem participado em todos os Congressos Internacionais de Tango realizados em Florianópolis e na Bienal de Tango, desde 2006 até o presente.
Num destes Congressos, participou como dançarino no Espetáculo  de Tango "Origem" (2009), espetáculo realizado pela Companhia de Dança Fabiano Silveira. 

Tem participado como coreógrafo e dançarino em diversos espetáculos de dança das escolas de Florianópolis: Centro de Dança Edson Nunes, Centro de Dança Luis e Laura, Centro de Dança Laura Flores, Ateliê da Dança, Centro de Dança Passo a Passo, entre outros. Criador de um Método inovador para o ensino do Tango extremamente bem sucedido, produto de 20 anos de experiência e pesquisa, o Método CP é baseado na ideia de facilitar e simplificar o aprendizado, de maneira que todas as pessoas, consigam dançar o Tango de Salão, independente de idade ou de experiência anterior com dança. Esse Método Exclusivo tem permitido que centenas de pessoas, participando dos cursos regulares de Tango e Milonga, e das aulas abertas que organiza periodicamente, tenham conseguido derrubar o mito de que o Tango é uma dança difícil, que só uns poucos escolhidos conseguem aprender e praticar. 

Idealizador e organizador das primeiras Milongas regulares de Florianópolis, os tradicionais bailes de tango, desde 2010 até o presente. A Milonga Laura Flores foi a primeira milonga que funcionou regularmente em Florianópolis, com a idealização e organização do Prof. Carlos Peruzzo.
Desde 2011 dirige sua própria escola de dança, o Centro de Dança Carlos Peruzzo, reconhecido pela sua especialização e ênfase no Tango, dentro das escolas de Florianópolis, através do seu Método Exclusivo CP. 

É também idealizador e organizador da Milonga Carlos Gardel, considerada uma das milongas mais tradicionais de Florianópolis e do Sul do Brasil, desde 2013 até o presente. Pesquisador permanente de tudo o relacionado com o Tango e a Milonga - a sua história e evolução, a sua origem popular, com raízes mais conhecidas em Uruguai e Argentina, mas também no Brasil (fato menos conhecido), a contribuição africana na origem do Tango - procura o resgate de toda essa tradição, inclusive do Tango Brasileiro, contemporâneo histórico do Tango Rioplatense, através de grandes nomes da música brasileira como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.


Plano para Aula(s) de Tango no Baila Costão 2015
Ritmo: Tango
Tema: OS 5 MOVIMENTOS BÁSICOS DO TANGO (os 5C)
Aula(s) orientadas ao Tango de Salão, ou Tango Social.
Indicada tanto para iniciantes absolutos quanto para iniciados ou intermediários.
Temas a desenvolver na aula:
1 - movimentos básicos do Tango para o Baile Social,
2 - improviso,
3 - abraço, conexão, condução,
4 - postura essencial do Cavalheiro e a Dama no Tango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário