Jaime Arôxa promote grandes emoções no Baila Costão - confira um pouco mais sobre o mestre
Desde cedo demonstrou sensibilidade artística e vocação para a dança.
Contudo, foi na década de 80, quando se mudou em definitivo de Recife
para o Rio de Janeiro que descobriu a dança de salão por intermédio da
mais antiga professora, Maria Antonieta. Posteriormente criou sua
própria metodologia de ensino da dança de salão destacando a expressão
dos sentimentos do dançarino pelo movimento, respeito de si próprio e a
busca de um conhecimento maior sobre o outro.
Em 1986, montou sua própria escola. Paralelamente a sua vida de professor, à qual dedica várias horas por dia, Jaime Arôxa, coreografa peças, filmes, novelas, shows, ampliando o seu trabalho com um olhar mais abrangente para toda a cena do movimento humano, tendo realizado no ano mais de 50 trabalhos coreográficos nas mais diversas mídias das artes cênicas.
Em 1989/1990 coreografou e dançou seu primeiro trabalho para a televisão na abertura da novela Kananga do Japão da extinta Rede Manchete, ganhando projeção nacional o que lhe proporcionou diversos outros trabalhos e convites para o teatro e a televisão. Estudou salsa em Cuba e Costa Rica, fazendo intercâmbio na Escola Nacional de Cuba. Viajou por diversos países da Europa estudando dança de competição, entre eles: França, Itália e Alemanha. Estuda tango há mais de dez anos na Argentina, fazendo de Buenos Aires sua segunda cidade, tendo feito aula com os melhores velhos mestres da cidade. Introduziu a lambada no Rio de Janeiro em 1989. Estudou jazz com Enid Sauer e ballet clássico com Jean Marie. Teve vários conhecimentos desenvolvidos na área de contato e improviso. Desenvolveu amplo conhecimento teatral com trabalhos feitos para diretores importantes como: Mauro Rasi, Domingos Oliveira, Amir Haddad, Moacyr Góes, Paulo Betti, Henrique Dias, entre outros.
Além da dança, faz palestras para os mais diversos setores como: fisioterapia, educação física (ENAF), didática e liderança. Em suas palestras desenvolve vários temas utilizando antropologia, filosofia e sua experiência de vida, sempre com muito bom humor.
Coreografou vários clips, para Fafá de Belém, Jorge Aragão, Marc Antony, entre outros. Durante três anos trabalhou com a Star Cruises – uma das três maiores companhias de cruzeiros marítimos do mundo desenvolvendo trabalho como coreógrafo, além de selecionar os bailarinos brasileiros e argentinos para os shows produzidos pela companhia. Esses shows ficam em cartaz durante um ano, divulgando nossa cultura para espectadores do mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário